segunda-feira, 8 de junho de 2009

Pesca de Praia

A Pesca de Praia é uma modalidade quem vem crescendo e tendo mais adeptos a cada dia que passa, principalmente em cidades próximas do nosso litoral. Esta modalidade pode ser praticada tanto de dia quanto à noite e traz agradáveis surpresas, principalmente por ser praticada com materiais sensíveis como caniços em fibra de carbono e linhas 0.16 ou 0.19, torna qualquer peixe motivo para uma boa briga e adrenalina, pode ser praticado com vara de molinete ou carretilha, ou com vara simples e linha do tamanho da vara.

Com o equipamento mais sofisticado, o melhor mesmo é usar uma vara de ponta bem fina e um molinete ou carretilha. A linha pode ser 0.15 ou 0.20 mm, devendo ter um arranque, por exemplo, de linha 0.30 ou 0.35 mm, para garantir o lance. Esse arranque deve ter no mínimo o dobro do tamanho do caniço, para garantir que o arremesso não estoure e que se entrar uma boa peça ao recolhe-la chegando na arrebentação não corra o risco de perde-la. Alguns chamam esse arranque de “zona de segurança” ao recolher o peixe. O anzol deverá ser correspondente ao tamanho e tipo do peixe pretendido.

O chumbo pode variar de formato e tamanho dependendo do estado do mar, se estiver agitado geralmente usamos pirâmide ou chumbos com garras conhecidos como “aranhas”, para que possa fixar na areia e não arrastar demais. Ou outros formatos como carambola, torpedo, gota, estes num mar calmo melhoram a performance do arremesso.

Quanto ao arremesso, depende do objetivo do pescador, lançar com precisão para que a isca caia dentro de um dos canais da praia é a melhor estratégia, pois ali os peixes ficam correndo atrás de sua refeição e a probabilidade de ser fisgado é maior, ou o arremesso longo acima dos 120m buscando a parte mais funda da praia. Após o lance e o esticar da isca, a fricção do equipamento deverá ser regulada pelo pescador, deixando-a aberta, pois pela fragilidade da linha qualquer peixe de tamanho regular poderá rompê-la.

Após o arremesso as varas ou caniços são colocados em espera em canos ou as conhecidas secretárias. E tome esportividade, já que um peixe assim fisgado não pode ser trabalhado com pressa. Deixe que brigue à vontade e só o tire da água quando perceber que já está completamente entregue. E como é emocionante e esportivo, por exemplo, ver uma betara, pampo e a ubarana fazer a fricção cantar, um ruído que aos ouvidos de um pescador amador é a mais linda das melodias.

Procure o peixe começando na chamada "espuminha", bem rente à areia. Vá depois para o primeiro canal e assim sucessivamente, varrendo completamente todas as opções que a praia lhe oferece.

Para quem pesca com vara simples, é conveniente ter na cintura um pequeno recipiente para as iscas e um local para acondicionar os peixes, evitando-se com isso o vai-e-vem, aliás, cansativo, de iscar e trazer o peixe para a areia seca.

A pesca de praia com equipamento equilibrado é hoje praticada por muitos pescadores, que fazem inclusive gincanas da modalidade, pois além de ser altamente técnica é muito produtiva e esportiva. As iscas dependem de cada pescador, no entanto, algumas podem ser sugeridas e entre essas estão as seguintes: minhoca de praia, tatuíra, sarnambi, corrupto e mesmo camarão sete barbas descascado e filezinho de sardinha.

Ao iscar o pescador usa uma linha elástica encontrada em qualquer casa de pesca para fixar a isca no anzol, garantindo que não se solte no ato do arremesso ou facilite que os peixes a roubem.

E uma última observação é que a pesca quando praticada no horário da enchente da maré será muito mais produtiva, pois é com a enchente da maré que todos os organismos vivos da praia se movimentam.

FONTE: http://www.guiapescadepraia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo!!!

Fique a vontade para visitar-nos e conhecer um pouco do nosso dia-a-dia. Atualizarei semanalmente, pondo aqui o resumo do que acontecer de novo. Tenha um bom dia!

Minha princesa

Minha princesa
com 2 aninhos

Meu principe

Meu principe
com 2 meses

Colega de Trabalho

Colega de Trabalho
LINDÃO